Projeto Waste2Value vence o Prémio Inovação em Parceria

03/12/2019

Viseu

O Projeto da ADDLAP Waste2Value venceu a categoria de Inovação em Parceria: Grupos Operacionais dos Prémio Empreendedorismo e Inovação do Crédito Agrícola. A equipa do consórcio recebeu ontem, dia 2 de dezembro, no Auditório da Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, das mãos do Secretário de Estado da Agricultura e do Presidente do Crédito Agrícola o prémio e um cheque com o valor de cinco mil euros.

A ADDLAP, enquanto entidade coordenadora do projeto Waste2Value desenvolvido em consórcio com o Instituto Politécnico de Viseu, a Universidade de Aveiro e mais seis organizações empresariais da zona centro (Ancose, Ervital, Indumape, Overgado; Silvex e Vasco Rocha Pinto), sente-se reconhecida por o projeto ter sido selecionado no âmbito de mais de duas centenas de projetos de inovação, empreendedorismo e investigação a nível nacional e orgulhosa por vencer o prémio Empreendedorismo e Inovação, após ter sido também considerado um case study no âmbito da Bioeconomia pela European Network for Rural Development.

O Waste2Value procura valorizar os subprodutos da atividade agrícola e da indústria agroalimentar através da produção de alimentos compostos para animais, plásticos biodegradáveis, fertilização dos solos e tratamento de efluentes animais.

Aquando da entrega do prémio o responsável pelo projeto, Guilherme Almeida, referiu que o prémio: é o reconhecimento do trabalho inovador que está a ser realizado pelos parceiros do Waste2Value e constitui um estímulo para estudar e promover o aproveitamento dos subprodutos da agricultura e agroindústria, a economia circular e a sustentabilidade ambiental.

Já para a coordenadora científica do projeto, Dulcineia Wessel, o prémio dá mais visibilidade ao alcance científico do Waste2Value e utilização dos resultados pelas empresas da Região Centro, cria mais responsabilidade e fortalece a parceria ciência-empresa no desafio da circularidade dos processos agrícolas.

Está disponível mais informação sobre o projeto e o prémio nos sites: https://www.youtube.com/watch?time_continue=26&v=Nxl5O9htY4M

https://inovacao.rederural.gov.pt/2/46-waste2value-integracao-da-valorizacao-de-subprodutos-da-atividade-agricola-com-a-producao-de-alimentos-compostos-para-animais-plasticos-biodegradaveis-e-tratamento-de-efluentes-animais

http://www.premioinovacao.pt/

 

http://waste2value.pt/index.php